segunda-feira, janeiro 01, 2007

Dia Mundial da Paz

Na sua mensagem por ocasião do Dia Mundial da Paz, que se celebra todos os anos no dia 1 de Janeiro, o papa Bento XVI quis concentrar a atenção sobre a pessoa humana. “De facto, - escreve - estou convencido de que respeitando a pessoa promove-se a paz e, construindo a paz, assentam-se as premissas para um autêntico humanismo integral. É assim que se prepara um futuro sereno para as novas gerações.”

Na sua mensagem, o papa destaca o direito à vida e à liberdade religiosa. Diz ele que “o dever de respeitar a dignidade de cada ser humano, em cuja natureza se reflecte a imagem do Criador, tem como consequência que não se possa dispor da pessoa arbitrariamente. Quem detém maior poder político, tecnológico, económico, não pode aproveitar disso para violar os direitos dos outros menos favorecidos. De facto, é sobre o respeito dos direitos de todos que se baseia a paz. Ciente disso, a Igreja faz-se paladina dos direitos fundamentais de cada pessoa. De modo particular, ela reivindica o respeito da vida e da liberdade religiosa de cada um. O respeito do direito à vida em todas as suas fases estabelece um ponto firme de importância decisiva: a vida é um dom de que o sujeito não tem completa disponibilidade. Igualmente, a afirmação do direito à liberdade religiosa põe o ser humano em relação com um Princípio transcendente que o furta ao arbítrio do homem.”

Aos cristãos compete ser promotores da paz e acérrimos defensores da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos inalienáveis. Bento XVI exorta cada crente a colaborar para a promoção de um verdadeiro humanismo integral. A mensagem termina com a invocação à Rainha da Paz, Mãe de Jesus Cristo: “Seja Maria a mostrar-nos no seu Filho o Caminho da paz, e ilumine os nossos olhos, para que saibamos reconhecer o seu Rosto no rosto de cada pessoa humana, coração da paz!”