sábado, novembro 25, 2006

Microcrédito: uma ideia genial

O microcrédito consiste num empréstimo concedido a pessoas que, por motivos vários, estão excluídas do sistema bancário tradicional.É um crédito baseado em duas ideias fundamentais: é pequeno na quantidade de dinheiro emprestado; é grande na convicção de que as pessoas têm capacidade para superar os seus limites e dificuldades.
É fruto de uma ideia tão simples como genial, que surgiu na mente de um homem simples e, ao mesmo tempo, fora de série: Muhammad Yunus, um professor de Economia que, enquanto caminhava para a Universidade de Daca, a capital do seu país, Bangladesh, tinha a capacidade de ver nas pessoas dos bairros de lata, não uns miseráveis sem futuro, mas sim pessoas trabalhadoras, engenhosas e empreendedoras, lutando no dia a dia contra limitações vindas de todos os lados, mas sobretudo da parte do homem feito lobo para o seu semelhante.
Ele sabia que essas pessoas, materialmente pobres e/ou socialmente marginalizadas, não conseguiam empréstimos junto da banca tradicional; mas tinham algo de mais importante: a sua capacidade de entendimento, a resistência dos lutadores e a teimosia de quem tem de confiar em si para sobreviver. Por isso resolveu emprestar pequenas quantias sem exigir garantias ou formalidades; emprestar na base da confiança. E a experiência conseguiu um sucesso formidável; até a taxa de crédito mal parado, isto é, dos empréstimos não pagos, manifestou-se mais baixa do que no sistema convencional.
Valentim Gonçalves
ver texto completo em Contacto SVD