domingo, outubro 15, 2006

A caridade, alma da missão

Mensagem de Bento XVI para o Dia Missionário Mundial 2006

Na mensagem para Dia Missionário Mundial, que se celebra a 22 de Outubro, o papa Bento XVI escolheu como tema: “A caridade, alma da missão”. Inspirando-se na sua encíclica, Deus é Amor, Bento XVI diz que quando a missão não se orienta para a caridade, quando não provém de um profundo gesto de amor divino, corre o risco de reduzir-se a uma simples actividade filantrópica e social.
A mensagem salvífica pode-se sintetizar nas palavras de São João: “Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: em ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por Ele." (1 Jo 4,9). O mandato de difundir o anúncio deste amor foi confiado por Jesus aos Apóstolos depois da sua ressurreição. Hoje, “a Igreja continua esta mesma missão, que constitui, para todos os fiéis, um compromisso irrenunciável e permanente”.
“Ser missionários - escreve o papa - significa inclinar-se, como o bom samaritano, às necessidades de todos, especialmente dos mais pobres e carenciados, pois quem ama com o coração de Cristo não busca o próprio interesse, mas unicamente a glória do Pai e o bem do próximo. Aqui reside o segredo da fecundidade apostólica da acção missionária, que ultrapassa fronteiras e culturas, alcança os povos e se difunde até aos confins do mundo.”